Sem duvida que o papel teve e ainda tem grande importância nos dias atuais pois é nele que escrevemos coisas de modo rápido, imprimimos relatórios etc. Mas é discutível se ainda continuaremos usando o papel, pois atualmente estamos passando pela popularização de informática, que traz uma série de substitutos para o papel. Um bom exemplo seria o notebook que a cada dia tem menores preços e faz tudo que um computador desktop faz, mas com a vantagem de poder ser levado para qualquer lugar, esta mobilidade faz com que se possa ler livros virtuais (e-books) . Os e-books provavelmente irão substituir os livros impressos (minha opinião) a cada dia existe mais pessoas escrevendo (digitando) estes livros e as vezes até transformando versões impressas em e-book difundindo ainda mais o seu uso.
Como lembra a DR. Rosana Madjarof [1] as impressões estão diminuindo e com isso o seu custo está aumentando e sendo repassado para o consumidor , este é mais um dos motivos que ajuda para o fim do papel.
O caso do papel é tão sério que até a Receita Federal quer acabar com o uso de declarações de imposto de renda por papel, como visto no blog O Direito e as Novas Tecnologia[2] partir de 2011 a Receita Federal não irá mais aceitar declarações em papel, ficando somente aceitável a verão eletrônica.
São tantas as inovações tecnológicas que podem substituir o papel basta se pensar em mobilidade por exemplo, vem na mente celular, IPad entre outros portáteis. O meio ambiente ganha por um lado da diminuição do papel porem irá aumentar o consumo de baterias e energia dos eletrônicos móveis, surge então outra questão o custo beneficio ambiental do fim do papel.
Fontes
0 comentários:
Postar um comentário